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COMO MEDITAR PELA PRIMEIRA VEZ? | Albany – NOVA ZELÂNDIA

abril 12, 2019 - Conselhos
COMO MEDITAR PELA PRIMEIRA VEZ? | Albany – NOVA ZELÂNDIA

Fala, pessoal! Sou O Cadu Cassau e esse aqui é o canal "Se Joga, Cara!" Hoje eu estou aqui na Nova Zelândia, no meio de uma floresta aqui

Vim pra cá pra gravar um vídeo pra vocês, mostrando um pouquinho sobre como eu faço minha meditação E compartilhar aí, pra quem tem interesse de começar a praticar, que eu recomendo, eu acho que em vários videos eu já falei sobre isso Eu acho que foi uma dasmelhores coisas que eu já aprendi nessa viagem até agora

Primeiro eu acho importante a gente quebrar essa barreira de que "eu não consigo meditar" Meditar não é pra mim E essa coisa é muito hippie, é muito espiritual, ou então É eu sou muito ansioso, eu sou muito inquieto e não consigo parar Isso é pra todo mundo! Tudo mundo tem um monte de coisa na cabeça

Todo mundo tem um monte de ansiedades Todo mundo tem um monte de pensamentos ao mesmo tempo Então, você não é diferente de todo mundo Porque somos todos um Você não é diferente de todo mundo

Mas Entenda que todo mundo passa por esse processo Aprender a meditar é aprender a aceitar ou a controlar, esse fluxo de pensamento, esse fluxo de ansiedade que a gente sente, né? Então, eu convido você a fazer esse exercício, é, se você nunca fez, de pelo menos praticar um vez, o que eu vou falar aqui nesse vídeo, porque eu tenho certeza de que pode ser benéfico, pra você

Não só tenho certeza, como tem um monte de pesquisa comprovando que sim, é benéfico praticar meditação com frequência Meditação é uma prática pra você criar consciência sobre si mesmo, né? Então, pra você começar a observar mais a si mesmo, observar mais seu corpo, sua mente, seu espírito Compreender como você mesmo funciona, né? Então é uma disciplina, é uma prática que pessoas no mundo inteiro praticam de diferentes formas, existem mais de 100 formas Existem diversas formas de praticar meditação Pode ser cozinhando, andando, nadando, parado, respirando, de perna cruzada ou sem perna cruzada, sentado, dançando, fazendo jardinagem

Existem um milhão de formas de meditação, e mesmo parado também, existem formas diferentes de você respirar, existem mantras pra você cantar Existem muitas formas mesmo, né? Eu geralmente pratico ou com mantras, ouvindo ou cantando mesmo, né? Tipo, recitando, né? Ou pratico com No meio da natureza, pra mim é o meu favorito Eu descobri que no meu caminho, na minha forma de absorver, de compreender a mim mesmo, estar em contato com a natureza, é fundamental pra mim Então eu gosto de praticar meditação em lugares como esse Você não precisa ter nenhuma roupa especial, você não precisa estar sentado no meio da natureza, você não precisa

Ter nenhum ambiente específico pra isso É importante sim, que você consiga, ter um local com um pouco mais de paz, pra que você consiga se desconectar mais do meio ao seu redor E prestar mais atenção em si mesmo

Mas, você não precisa estar com uma calça diferente, você não precisa sentar no chão de perna cruzada assim Você pode estar de qualquer maneira, sentado da forma que você achar melhor Ao longo do tempo, conforme você começar a praticar, com certeza você se tornar mais curioso, se você gostar, se você achar que está funcionando bem pra você Você vai começar a se tornar mais curioso, vai começar a pesquisar mais, aprofundar mais, aprender que existem os chacras, que existem meditação para cada chacra Que existem mantras para cada chacra

Que existem formas diferentes de você é Extrair benefícios dessa prática, então Ao longo do tempo você vai vendo isso, né? Mas

Para começar, você simplesmente precisa tirar um momento do seu dia Ponto, é isso! Pode ser 5 minutos, pode ser 10 minutos Mas, um momento do seu dia que você vai reservar religiosamente, vai reservar especificamente, para dedicar-se a ouvir à si mesmo, né? Para estar consigo mesmo

A prática de meditação que eu quero compartilhar aqui com vocês hoje, É de observar os nossos pensamentos, né? De prestar atenção no que estamos pensando, né? Geralmente a gente funciona ao longo do dia no piloto automático Vamos supor Andando na rua, tá? Quantas vezes já não aconteceu de você estar em um local e chegar até um outro local e você nem lembrar das coisas que você viu no caminho? Você não está prestando atenção, você não viu quem cruzou seu caminho, você não olhou as lojas, alguém te apontou alguma coisa e você não prestou atenção

Porque você está Pensando, você está mergulhando, você está perdido nos seus pensamentos E nem está prestando atenção no presente, não está prestando atenção no que está acontecendo agora, né? Então isso, é quase um status quo, né? A gente geralmente está assim, quase 100% do tempo, né? Perdido em nossa mente, prestando atenção a nossa mente, e não prestando atenção no que estamos pensando Vocês conseguem entender isso? Que a gente não está prestando atenção no que estamos pensando? A mente simplesmente está funcionando 100% do tempo, sem estarmos conscientes do tipo de pensamentos que estamos tendo se é uma coisa que vale a pena está pensando Se é algo que está nos fazendo bem de lembrar ou de prever, geralmente é isso, né? Geralmente é onde está amargando uma coisa do passado, ou a gente está ansioso pra alguma coisa no futuro, né? Então, é

Meditar e se prestar atenção, começar a observar seus pensamentos é uma prática pra você começar a filtrar mais que tipo de pensamentos você quer ter na sua cabeça Então pra começar, tudo o que você precisa é um local, um pouco mais calmo Se você conseguir encontrar um local na sua casa, que você não vai ser perturbado pelos próximos minutos, ou se você for fazer um passeio na praia, se você for fazer uma trilha em alguem lugar, se você tiver um local que você vai ter paz, tira o momento ali pra praticar

Mas se você não tiver essa oportunidade, ou mesmo no seu trabalho, cara! Qualquer lugar, de verdade, em qualquer lugar você pode fazer meditação Simplesmente encontrar um espaço onde você não vai ser incomodado durante um dado momento, tá? E se você fala Inglês, existe um aplicativo chamado Headspace, eu vou deixar o link na descrição, que é excelente, é muito bom pra quem está começando a meditar, que quer aprender mais e quer fazer meditação orientada Ou você pode ir, mesmo no YouTube, e pesquisar meditação guiada, e você vai encontrar N vídeos diferentes, com pessoas falando, e simplesmente te guiando quanto ao processo, pra mais uma meditação mais de visualização ou de afirmação Que você vai imaginar coisas ou simplesmente, pensar em falar coisas, né? Fazer afirmações para si mesmo Então, tem muita meditação guiada legais em Português ou em Inglês no YouTube

Dá um confere nisso também Então pra você começar a meditação, encontre o local onde você vai fazer Sente lá Você não precisa sentar de pernas cruzadas, não precisa Fazer nada com a mão, nem assim Mudras, né? Você não precisa

Enfim, não se preocupe quanto a isso É, simplesmente encontre o seu local calmo Você pode sentar normal também, com sua perna pra baixo

Pode ser na cadeira, pode ser no chão Não precisa estar de pernas cruzadas também E Simplesmente fecha o seu olho Relaxa, relaxa o seu corpo todo, relaxa os seus ombros É relaxa Alinha a sua coluna, né? Mantenha Preste atenção em manter a sua coluna ereta É importante! Te ajuda tanto no equilíbrio quanto também no alinhamento ali dos seus chacras Isso aí a gente deixa mais pra frente Mas também no seu próprio alinhamento ali, com o que quer que seja que vai acontecer, que vai passar, porque você vai sentir

Então, é importante você se manter ereto, mas ao mesmo tempo, relaxado E simplesmente, fechar os olhos Traga sua atenção toda para sua respiração Quando a gente está respirando, a gente está nos nutrindo, né? A gente está absorvendo o que quer que seja que está aí fora e faz a vida ser como ela é, e trazendo isso pra dentro do nosso corpo, né? Então é o Prana Então, respire fundo, respire pausadamente e tente encontrar uma oscilação ideal na sua respiração, né? Que faça sentido, então

2, 3 Você não precisa contar Não existe uma contagem correta Mas só uma coisa que seja frequente, né? Isso vai te trazer essa paz! Quando a gente presta atenção na nossa respiração, em qualquer momento da vida, se você tiver tendo uma crise de ansiedade ou algum coisa, simplesmente preste atenção na sua respiração e tenta criar um padrão, tenta criar Que isso vai fazer o seu batimento cardíaco se acalmar e você consequentemente vai ter mais calma, mais serenidade e na meditação é fundamental Então quando você começar a meditar, que você fechou os seus olhos e está prestando atenção na sua respiração, tenta sentir a sensação do ar entrando e saindo das suas narinas, né? Essa é só uma das formas de meditação, né? Na Vipassana, que é um retiro que talvez eu vá em algum tempo É

É bem utilizado esse tipo de meditação Então, simplesmente preste atenção no ar entrando e saindo das suas narinas, que vai ser o seu ponto de atenção Quando a sua mente

Você vai fechar os olhos e quando a sua mente começar a flutuar, se você começar a pensar ou se você se lembrar que tem coisa pra fazer, que tem louça pra lavar, que tem e-mail pra mandar, ou que quer que seja Traga de volta a sua respiração, traga de volta a sua atenção pra sua respiração Ou pra essas manchas que aparecem quando os seus olhos estão fechados, né? Essas manchas de luz que aparecem nos seus olhos quando estão fechados Eu gosto de fazer os dois E principalmente quando eu estou na natureza, eu gosto de trazer a minha atenção de volta para o barulho da natureza Ou as sensações que eu sinto do vento tocando no meu corpo, ou do pássaro andando na grama, ou do vento passando pelas folhas

Enfim, é simplesmente uma forma de você compreender e observar que você está pensando em alguma coisa, e trazer a sua atenção de volta ao momento presente E não deixar você se desenrolando e elaborando seu pensamento Sem dúvida, você vai ter N pensamentos quando você começar a meditar É normal, gente! Todo mundo tem isso! A mente é inquieta E por conta disso, ela vai começar a trazer um monte de coisas, que às vezes não estava nem pensando nisso antes, mas vai surgir nesse momento

Então O trabalho aqui da meditação, né? A disciplina é exatamente isso! É essa que é a meditação É você entender que você está pensando e se lembrar que não e o momento de você pensar

Aceitar Deixar esse pensamento ir embora Deixar esse pensamento passar

E voltar a sua atenção de volta para o que está acontecendo aqui Que é você respirando calmamente no seu quarto, ou na praia, seja lá onde você estiver Então prestar atenção à esse momento presente Então, traga a sua atenção de volta ao momento, e outro pensamento virá, com certeza! Coisa de minuto ou segundo, poucos segundos depois, outro pensamento vai vir Você faz esse exercício de novo

Traga a sua atenção de volta no tempo presente, preste atenção na sua respiração Preste atenção Ao seu corpo! Entenda que você

Sabe A sensação do seu corpo tocando na cadeira Ou a sensação do seu pé tocando no chão Sabe? Presta atenção nas sensações que você sente no seu corpo, né? Na pressão do seu pé tocando o chão Isso vai fazer a sua atenção, trazer de volta aqui a esse momento aqui que a gente está E que você está

E não deixar o pensamento que você estiver tendo, se desenrolar, né? E isso, eu acho que é a beleza, né? Duas coisas Uma Conforme você vai fazendo isso pelo menos pra mim, conforme eu vou fazendo isso, eu vou tendo cada vez mais pensamentos que são mais puros, que são mais São "Insights" melhores, né? Então, cada vez que eu reconheço que estou pensando, quando entra um pensamento novo, cada vez que eu deixo ele ir embora e eu deixo outro vir Acabo vendo coisas mais interessantes Então, isso é uma coisa legal, e outra, você desenvolve a capacidade de observar os seus pensamentos Então ao longo do dia, quando você começa a praticar com frequência, hoje eu tenho praticado desde de Janeiro deste ano, aprendi em Janeiro desse ano, – um beijo pra Mari – Mari, você quem me guiou na minha primeira meditação guiada lá na Tailândia É

Quando eu comecei a meditar, depois eu não parei, comecei a fazer guiada, depois eu comecei a fazer sozinho, depois eu comecei fazendo sem nada, ouvindo nada E hoje eu aprendi que olha é aqui! É natureza que pra mim funciona muito melhor! Então, é E isso me dá hoje, sem brincadeira gente, isso me dá hoje, uma sensibilidade muito maior de observar as coisas que eu falo e observar as atitudes que eu tenho, de uma outra perspectiva, de me botar em uma posição de expectador, e

Estar mais atento as coisas que eu falo Então eu acho que a meditação me trouxe isso, bastante assim como desenvolvimento Hoje eu pratico de 3 à 5 vezes por semana, quero ainda chegar em fazer todos os dias Estou no caminho E

Só benefícios trouxe pra mim Muitos benefícios! E por isso eu quero fazer esse vídeo aqui, compartilhando com vocês, porque foi uma das coisas mais maravilhosas que eu aprendi nessa viagem E a sua meditação também não precisa ter tempo certo, tá gente? No inicio, geralmente as pessoas fazem de 10 a 15 minutos, porque é o tempo que elas querem reservar pra isso

Mas ao longo do tempo você vai ver tantos benefícios e vai ficar tão mais fácil, que você pode fazer meia hora, 40 minutos, 1 hora, ou o tempo que você achar que vale a pena, tá? Eu vou deixar novamente, como eu disse, eu vou deixar um link aqui na descrição, do aplicativo que eu acho sensacional pra quem fala Inglês E se você fala Português, pesquise no YouTube sobre meditação guiada, que tem vários vídeos aí que podem te guiar E

Tem um tempo certinho, então você vai ter uma noção ali de quando começar e quando parar Então simplesmente se comprometa a ir até o final que você vai ao longo do tempo, perceber os benefícios Ao longo do tempo, que eu digo assim

Faz 3 vezes, 2 vezes na semana, você vai começar a perceber a diferença Simplesmente quando você terminar, você vai estar se sentindo um pouco mais sereno, pronto pra Sabe? Caminhar, fazer as coisas que você tem que fazer, pronto pra seguir em frente É E com mais serenidade nos seus pensamentos, mais calma e menos ansiedade Beleza pessoal? Espero que vocês tenham gostado do vídeo Espero que tenha ajudado aí, pra quem nunca meditou, pra entender melhor o que é isso e como é que começa Se você já medita, ou se você nunca meditou também, deixe aqui embaixo nos comentários, o que você achou do vídeo Se você já medita e tem "Insights", tem dicas pra quem está começando, deixe aqui embaixo também nos comentários, que vai sempre estar contribuindo pra outras pessoas

E sempre ajuda e me ajuda também, né? A trazer mais informação pra outras pessoas também Muito obrigado por sempre estarem aí dando esse suporte Dá um jóinha que sempre ajuda demais também, tá galera? E compartilha aí, e mostra pra quem achar que deve, sua família, seus amigos, pessoal do seu trabalho, junto com o pessoal do seu trabalho, faz um meditação guiada, em grupo

Sabe? Ou com sua família mesmo, né? Bota lá no YouTube pra ver ou ouvir uma meditação guiada, e faz todo mundo junto Não precisa ficar de mãos dadas, simplesmente, todo mundo reservar um momento para se observar É isso! Beleza, gente? Espero que vocês tenham gostado Deixe o jóinha, inscreve no canal se ainda não está inscrito Vejo vocês no próximo vídeo! Um abraço! Se joga, cara!