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Como ter mais autoconfiança, mesmo quando tudo parece dar errado

agosto 19, 2019 - Emoções
Como ter mais autoconfiança, mesmo quando tudo parece dar errado

Seria ótimo se não fosse uma tarefa tão difícil, mas ter um sólido senso de auto-estima pode ser um grande desafio! Às vezes, inclusive, pode ser debilitante. Também não ajuda que vivamos em um mundo que constantemente gera expectativas irreais e destrutivas para nós, estimulando a comparação entre si. 

Portanto, aprender a praticar gostar de si mesmo é algo que pode levar algum tempo e esforço. E vale a pena notar que, se você está lutando com o modo como fala e se sente sobre si mesmo, não está sozinho em sentir-se assim. 

Talvez você não saiba – e nunca tenha entendido – como amar quem você realmente é. Também é bom se você experimentou algo difícil que mudou sua auto-estima em grande escala pela primeira vez.

Como ter mais autoconfiança?

Abaixo, dê uma olhada em algumas dicas profissionais sobre como praticar um pouco mais de gostar de si mesmo nos momentos em que se sente tão difícil.

1. Crie uma caixa de ferramentas quando as coisas estão ruins na sua cabeça

Uma das primeiras coisas que você pode começar a considerar é o que funciona para você nos momentos em que a auto-aversão se sente mais forte. Ou pelo menos estar disposto a experimentar com alguns.

Praticar uma técnica de ancoragem, como respiração profunda ou uma breve meditação também pode ajudar a trazê-lo para o momento presente e fazer com que o pensamento negativo diminua ou pare completamente.

Sua caixa de ferramentas pode aumentar sua resistência ao pensamento negativo quando feita diariamente. Além disso, estabelecer metas pequenas e atingíveis pode ajudar a criar confiança.

2. Considere uma orientação profissional

Questões habituais com a auto-estima podem ficar realmente escuras. Tudo bem, e mesmo que não pareça, há maneiras de sair disso com ajuda.

“Se é um problema contínuo e de longo prazo que internamente você não está se sentindo bem consigo mesmo, pode ser hora de falar com um terapeuta para tentar desfazer o que está acontecendo em um nível mais profundo”, diz a terapeuta familiar, Heidi McBain, especializada no bem-estar mental das mulheres.

Se você sentir algum tipo de vergonha, não se culpe ou deixe que isso o impeça. Infelizmente, as práticas terapêuticas ainda podem ser estigmatizadas, mas sabemos que elas são uma abordagem segura, útil e de cura.

3. Estenda a mão a alguém de confiança para falar sobre como você se sente

Se você não se sentir bem consigo mesmo internamente, isso pode ajudar a obter feedback positivo externo.

“Isso pode vir de um parceiro, amigo, membro da família, colega de trabalho, etc., que pode lembrá-lo por que você é tão bom se esqueceu momentaneamente”, diz McBain.

Embora você não queira confiar em validação externa o tempo todo, estar cercado por pessoas que o amam, pode dar-lhe perspectiva e ajudá-lo a se conectar a si mesmo é útil.

Pode também permitir-lhe uma certa distância da sua própria negatividade – e lembrar-lhe como falar consigo mesmo como um amigo faria.

4. Descobrir o que realmente te relaxa

Não é ioga ou uma caminhada pela floresta que funciona para todos. Para algumas pessoas, pode ser vagar por um shopping, masturbar-se, fazer uma massagem, ler revistas ou afins. 

Seja o que for, tudo é bom, e você merece gastar tempo fazendo isso. Faça uma lista que inclua coisas simples que você pode fazer sem gastar muito, como ler um livro e ouvir músicas, bem como coisas que são muito especiais, como ir para aquela massagem de 90 minutos.