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Como as cores influenciam nas decisões?

julho 23, 2019 - Uncategorized
Como as cores influenciam nas decisões?

Engana-se que o processo de venda de um produto precisa apenas de um bom vendedor. Desde a criação de uma página na web, o desenvolvimento de um app até a montagem de uma loja física, cada elemento visual do produto/serviço influencia na jornada do consumidor, principalmente as cores.

Quer saber mais sobre como as cores influenciam nas decisões? Então confira no artigo de hoje!

O que é a psicologia das cores?

O conceito de psicologia das cores se refere a uma área que estuda de forma mais aprofundada como o cérebro humano identifica e reage às cores, transformando-as em sensações ou emoções.

Assim, a psicologia das cores explica porque, por exemplo, nós lembramos de hambúrgueres saborosos e suculentos ao olhar para as cores vermelho e amarelo (e não tem nada a ver com a marca McDonalds).

Na verdade esse exemplo se deve ao fato de que cores quentes possuem maior quantidade de energia no comprimento da onda de luz emitida e, por isso, são capazes até de aumentar nossa frequência cardíaca e estimulam diretamente o cérebro.

É a partir da psicologia de cores que você pode estimular uma emoção ou reação em alguém.

Como cada cor influencia no comportamento humano?

Para se estudar a influência das cores nas nossas decisões, seria necessário um livro inteiro, mas vamos te mostrar exemplos com as cores mais comuns:

●    Laranja e Vermelho

Essas duas cores são emitidas com grande quantidade de energia, portanto, são consideradas cores quentes.

A cor laranja atinge uma parte do cérebro responsável pelo sistema de recompensa, ou seja, ela ativa a necessidade de repetição de uma experiência prazerosa. Isso pode causar em nós a atitude de mudança e dinamismo na rotina.

Já o vermelho ativa as amígdalas e o núcleo Accumbens, partes do cérebro diretamente ligadas ao prazer. O resultado do contato com a cor vermelha é que nos sentimos mais viris, enérgicos, afloramos a sexualidade e a masculinidade.

O vermelho também tem a capacidade de estimular a ingestão de um alimento.

●    Cinza e branco

O cinza é uma cor neutra que atinge o putâmen, uma parte do cérebro responsável pela distribuição da dopamina. Consequentemente, a exposição à essa cor pode gerar o efeito de indecisão ou falta de energia.

Já o branco é uma cor que atinge o córtex cerebral esquerdo, parte da mente responsável pela capacidade comunicativa.

Com isso, o branco transmite calma, pureza e luminosidade. Se combinado com outras cores, o branco gera harmonia.

●    Azul e Roxo

Azul e roxo são duas cores frias, que em geral, causam a sensação de estabilidade e sensatez.

O azul atinge o córtex pré-frontal do cérebro, provocando uma sensação de higiene e frescor, gerando mais produtividade e sucesso.

Já a cor roxa afeta o pólo frontal, parte do cérebro ligada ao planejamento das nossas ações e ao pensamento abstrato. Consequentemente, ele gera mais sensatez e calma, mas também mistério.

Afinal, como essas cores podem influenciar na decisão?

O principal ponto disso tudo é que, se você está construindo uma marca de churrasco delivery, por exemplo, fazer uma identidade visual apenas com cores verdes será extremamente prejudicial para a tomada de decisão do seu público.

Afinal, o verde corresponde à natureza, ao frescor, à harmonia, à vida saudável e ao equilíbrio – elementos que não estão relacionados à carne de churrasco.

Essa incoerência do que seu produto é com a mensagem que ele passa, pode deixar o cliente confuso ou causar uma inconsistência no produto, fazendo o público pensar até que “talvez essa marca não faça tão bem”.

Mesmo que esses pensamentos surjam inconscientemente, é bom lembrar que, de acordo com um estudo da KissMetrics, 85% dos consumidores definem a cor de um produto como o principal motivo para fazer a compra. Entendeu um pouco mais sobre como as cores influenciam nas decisões? Então deixe um comentário!